000 | 04268n a2200361#a 4500 | ||
---|---|---|---|
001 | 39016 | ||
003 | P5A | ||
005 | 20221213140621.0 | ||
007 | cr cuuuuuauuuu | ||
008 | 190523s2019 bl por d | ||
035 | _aocm51338542 | ||
040 |
_aP5A _cP5A |
||
082 | 0 | 4 | _acs |
090 | _acs | ||
111 | 2 |
_aPrograma de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio _d(2019 JAN: _cRio de Janeiro, RJ) |
|
245 | 1 | 0 |
_aPerguntas e Respostas: _bCursos: Janeiro 2019. |
246 | 1 | 2 | _aPAPMEM: Janeiro de 2019 |
260 |
_aRio de Janeiro: _bIMPA, _c2019. |
||
300 | _avideo online | ||
505 | 2 | _aO Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio PAPMEM consiste em treinamento gratuito para professores de matemática de todo o Brasil. É realizado desde 1990 abordando assuntos relativos ao Ensino Médio. O programa é realizado durante uma semana em tempo integral, das 9 às 17 horas, de modo independente nos meses de janeiro e julho, durante o recesso escolar. Cada um dos módulos do programa é realizado simultaneamente no IMPA e em instituições parceiras de todo o país. Contamos atualmente com cerca de 70 polos e de 3.000 professores participantes. No IMPA temos 150 alunos por módulo. As aulas expositivas são ministradas pela manhã e transmitidas ao vivo, via Internet, do IMPA para as instituições participantes em outros estados, utilizando a infraestrutura da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). No período da parte da tarde são realizados estudos dirigidos supervisionados por professores de cada polo. Este programa resultou em uma série de livros especialmente destinados ao professor de Ensino Médio, publicados na Coleção do Professor de Matemática da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Em outra fase, que contou com auxílio do programa CAPES-FAPERJ, foram produzidos os livros intitulados A Matemática do Ensino Médio vol. 1, vol. 2 e vol. 3. Detalhamento do programa: Organização do Curso: O programa é realizado em módulos independentes, que abordam tópicos selecionados das três séries do Ensino Médio e alguns tópicos do Ensino Fundamental. Em cada módulo, as atividades ocorrem durante os recessos escolares, em janeiro e julho. Desenvolvimento do treinamento: O grupo a ser treinado terá 150 professores no Estado do Rio de Janeiro e de 50 a 100 professores nos centros multiplicadores em universidades de todos os estados brasileiros. Cada módulo consta de treinamento em tempo integral (das 9 às 17 horas), durante uma semana. As atividades de cada dia consistem em aulas expositivas pela parte da manhã e trabalhos em grupo à tarde. Local de realização: Cada um dos módulos do programa será realizado simultaneamente no IMPA e em instituições parceiras de todo o país. As aulas expositivas serão transmitidas ao vivo, via Internet, do IMPA para as instituições participantes em outros estados, utilizando a infraestrutura da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Os professores participantes poderão enviar suas perguntas durante a realização das aulas, utilizando um programa de chat. As atividades da tarde serão conduzidas localmente. Coordenador do programa: Eduardo Wagner | |
650 | 0 | 4 |
_aMatematica. _2larpcal _919899 |
697 |
_aCongressos e Seminários. _923755 |
||
700 | 1 |
_aWagner, Eduardo. _eCoordenador do programa _912781 |
|
700 | 1 |
_aCarvalho, Paulo Cezar Pinto _d1952- _923933 |
|
700 | 1 |
_aBranco, Antonio _910150 |
|
700 | 1 |
_aAraújo, Marcos Paulo Ferreira de _910151 |
|
700 | 1 |
_aLandim, Flávia _910152 |
|
700 | 1 |
_aNehab, Carlos _910153 |
|
856 | 4 |
_zVIDEO _uhttps://www.youtube.com/watch?v=GxKwj-64V5A&list=PLo4jXE-LdDTRVrO60W6T2aTexXhekTYX1&index=10&t=0s |
|
856 | 4 |
_zEVENTO _uhttps://impa.br/ensino/programas-de-formacao/linha-do-tempo-dos-cursos/janeiro-de-2019/ |
|
856 | 4 |
_zMATERIAL DIDÁTICO _uhttps://impa.br/ensino/programas-de-formacao/linha-do-tempo-dos-cursos/janeiro-de-2019/material-didatico-janeiro-de-2019/ |
|
942 |
_2ddc _cBK |
||
999 |
_aPERGUNTAS e Respostas: Cursos: Janeiro 2019. Rio de Janeiro: IMPA, 2019. video online. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=GxKwj-64V5A&list=PLo4jXE-LdDTRVrO60W6T2aTexXhekTYX1&index=10&t=0s>. Acesso em: 30 jan. 2018. _c37570 _d37570 |