000 04268n a2200361#a 4500
001 39016
003 P5A
005 20221213140621.0
007 cr cuuuuuauuuu
008 190523s2019 bl por d
035 _aocm51338542
040 _aP5A
_cP5A
082 0 4 _acs
090 _acs
111 2 _aPrograma de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio
_d(2019 JAN:
_cRio de Janeiro, RJ)
245 1 0 _aPerguntas e Respostas:
_bCursos: Janeiro 2019.
246 1 2 _aPAPMEM: Janeiro de 2019
260 _aRio de Janeiro:
_bIMPA,
_c2019.
300 _avideo online
505 2 _aO Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio – PAPMEM consiste em treinamento gratuito para professores de matemática de todo o Brasil. É realizado desde 1990 abordando assuntos relativos ao Ensino Médio. O programa é realizado durante uma semana em tempo integral, das 9 às 17 horas, de modo independente nos meses de janeiro e julho, durante o recesso escolar. Cada um dos módulos do programa é realizado simultaneamente no IMPA e em instituições parceiras de todo o país. Contamos atualmente com cerca de 70 polos e de 3.000 professores participantes. No IMPA temos 150 alunos por módulo. As aulas expositivas são ministradas pela manhã e transmitidas ao vivo, via Internet, do IMPA para as instituições participantes em outros estados, utilizando a infraestrutura da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). No período da parte da tarde são realizados estudos dirigidos supervisionados por professores de cada polo. Este programa resultou em uma série de livros especialmente destinados ao professor de Ensino Médio, publicados na Coleção do Professor de Matemática da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Em outra fase, que contou com auxílio do programa CAPES-FAPERJ, foram produzidos os livros intitulados A Matemática do Ensino Médio – vol. 1, vol. 2 e vol. 3. Detalhamento do programa: Organização do Curso: O programa é realizado em módulos independentes, que abordam tópicos selecionados das três séries do Ensino Médio e alguns tópicos do Ensino Fundamental. Em cada módulo, as atividades ocorrem durante os recessos escolares, em janeiro e julho. Desenvolvimento do treinamento: O grupo a ser treinado terá 150 professores no Estado do Rio de Janeiro e de 50 a 100 professores nos centros multiplicadores em universidades de todos os estados brasileiros. Cada módulo consta de treinamento em tempo integral (das 9 às 17 horas), durante uma semana. As atividades de cada dia consistem em aulas expositivas pela parte da manhã e trabalhos em grupo à tarde. Local de realização: Cada um dos módulos do programa será realizado simultaneamente no IMPA e em instituições parceiras de todo o país. As aulas expositivas serão transmitidas ao vivo, via Internet, do IMPA para as instituições participantes em outros estados, utilizando a infraestrutura da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Os professores participantes poderão enviar suas perguntas durante a realização das aulas, utilizando um programa de “chat”. As atividades da tarde serão conduzidas localmente. Coordenador do programa: Eduardo Wagner
650 0 4 _aMatematica.
_2larpcal
_919899
697 _aCongressos e Seminários.
_923755
700 1 _aWagner, Eduardo.
_eCoordenador do programa
_912781
700 1 _aCarvalho, Paulo Cezar Pinto
_d1952-
_923933
700 1 _aBranco, Antonio
_910150
700 1 _aAraújo, Marcos Paulo Ferreira de
_910151
700 1 _aLandim, Flávia
_910152
700 1 _aNehab, Carlos
_910153
856 4 _zVIDEO
_uhttps://www.youtube.com/watch?v=GxKwj-64V5A&list=PLo4jXE-LdDTRVrO60W6T2aTexXhekTYX1&index=10&t=0s
856 4 _zEVENTO
_uhttps://impa.br/ensino/programas-de-formacao/linha-do-tempo-dos-cursos/janeiro-de-2019/
856 4 _zMATERIAL DIDÁTICO
_uhttps://impa.br/ensino/programas-de-formacao/linha-do-tempo-dos-cursos/janeiro-de-2019/material-didatico-janeiro-de-2019/
942 _2ddc
_cBK
999 _aPERGUNTAS e Respostas: Cursos: Janeiro 2019. Rio de Janeiro: IMPA, 2019. video online. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=GxKwj-64V5A&list=PLo4jXE-LdDTRVrO60W6T2aTexXhekTYX1&index=10&t=0s>. Acesso em: 30 jan. 2018.
_c37570
_d37570