000 04099n a2200349#a 4500
001 37499
003 P5A
005 20221213140557.0
007 cr cuuuuuauuuu
008 170808s2017 bl por d
035 _aocm51338542
040 _aP5A
_cP5A
082 0 4 _acs
090 _acs
111 2 _aPrograma de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio
_d(2017 JUL:
_cIMPA, Rio de Janeiro, Brazil)
245 1 0 _aPrograma de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio:
_bCursos: Julho 2017.
246 1 2 _aPAPMEM: Julho de 2017
260 _aRio de Janeiro:
_bIMPA,
_c2017.
300 _avideo online
505 0 _aCoordenador do programa: Eduardo Wagner O Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio – PAPMEM consiste em treinamento gratuito para professores de matemática de todo o Brasil. É realizado desde 1990 abordando assuntos relativos ao Ensino Médio. O programa é realizado durante uma semana em tempo integral, das 9 às 17 horas, de modo independente nos meses de janeiro e julho, quando temos o recesso escolar. Cada um dos módulos do programa é realizado simultaneamente no IMPA e em instituições parceiras de todo o país. Contamos atualmente com cerca de 70 polos e de 3000 professores participantes. No IMPA temos 150 alunos por módulo. As aulas expositivas são ministradas pela manhã e transmitidas ao vivo, via Internet, do IMPA para as instituições participantes em outros estados, utilizando a infraestrutura da RNP. Durante a parte da tarde são realizados estudos dirigidos supervisionados por professores de cada polo. Este programa resultou em uma série de livros especialmente voltados para o professor de Ensino Médio, publicados na Coleção do Professor de Matemática da Sociedade Brasileira de Matemática. Em outra fase, que contou com auxílio do programa CAPES-FAPERJ, foram produzidos os livros intitulados A Matemática do Ensino Médio – vol. 1, vol. 2 e vol. 3. Detalhamento do programa Organização do Curso O programa é realizado em módulos independentes, que abordam tópicos selecionados das três séries do Ensino Médio e alguns tópicos do Ensino Fundamental. Em cada módulo, as atividades ocorrem durante os recessos escolares, em janeiro e julho. Desenvolvimento do treinamento O grupo a ser treinado terá 150 professores no Estado do Rio de Janeiro e de 50 a 100 professores nos centros multiplicadores em universidades de todos os estados brasileiros. Cada módulo consta de treinamento em tempo integral (das 9 às 17 horas), durante uma semana. As atividades de cada dia consistem em aulas expositivas pela parte da manhã e trabalhos em grupo à tarde. Local de realização Cada um dos módulos do programa será realizado simultaneamente no IMPA e em instituições parceiras de todo o país. As aulas expositivas serão transmitidas ao vivo, via Internet, do IMPA para as instituições participantes em outros estados, utilizando a infraestrutura da RNP. Os professores participantes poderão enviar suas perguntas durante a realização das aulas, utilizando um programa de “chat”. As atividades da tarde serão conduzidas localmente.
650 0 4 _aMatematica.
_2larpcal
_919899
697 _aCongressos e Seminários.
_923755
700 1 _aWagner, Eduardo.
_912781
700 1 _aCarvalho, Paulo Cezar Pinto,
_d1952-
_923933
700 1 _aMonteiro de Castro, Luciano Guimarães
_93591
700 1 _aMachado, Ledo Vaccaro
_95913
700 1 _aOliveira, Roberto Imbuzeiro M. F. de
_93054
700 1 _aLima, Elon Lages,
856 4 _zVIDEOS
_uhttps://www.youtube.com/playlist?list=PLo4jXE-LdDTQuaGEEb6e8CgYA2q938z7m
856 4 _zEVENTO
_uhttps://impa.br/ensino/programas-de-formacao/linha-do-tempo-dos-cursos/segundo-modulo-de-2017/
942 _2ddc
_cBK
999 _aPROGRAMA de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio: Cursos: Julho 2017. Rio de Janeiro: IMPA, 2017. video online. Disponível em: <https://www.youtube.com/playlist?list=PLo4jXE-LdDTQuaGEEb6e8CgYA2q938z7m>. Acesso em: 8 ago. 2017.
_c36210
_d36210